Escola Cardosinho também será posto de vacinação contra a dengue em Botucatu
A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que a EMEFI Cardoso de Almeida – Cardosinho, localizada na Praça Professor Martinho Nogueira, no Centro, também será posto de vacinação contra a dengue durante a ação de imunização em massa marcada para domingo, 18 de janeiro.
A estratégia foi definida para garantir maior organização e ampliar o acesso da população à vacina. No dia da ação, todas as Unidades de Saúde do município, além do Espaço Saúde (ao lado do SAMU), funcionarão das 8h às 17h, vacinando pessoas de 15 a 59 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.
A única exceção será a UBS Cecap, que permanecerá aberta apenas para atendimentos de retaguarda do Pronto-Socorro Adulto. Os moradores atendidos por essa unidade deverão se dirigir à Escola Cardosinho para receber a vacina.
A vacinação ocorrerá em um único dia, com o objetivo de ampliar rapidamente a proteção da população contra os quatro sorotipos da dengue. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.
Para evitar filas e garantir maior agilidade no atendimento, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores procurem preferencialmente a unidade onde estão cadastrados. Segundo o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, a setorização facilita a organização das equipes e o fluxo de atendimento.
“Cada unidade tem um histórico do número de pacientes cadastrados, o que permite uma melhor divisão das equipes. Quando o usuário procura sua unidade de referência, o processo se torna mais rápido e organizado”, destacou o secretário.
Outra recomendação importante é seguir a escala preferencial de horários:
-
Das 8h às 12h30: pessoas de 35 a 59 anos
-
Das 12h30 às 17h: pessoas de 15 a 34 anos
Sobre a vacina
O imunizante aplicado será o primeiro do mundo em dose única contra a dengue, com produção 100% nacional e disponibilização exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estudos apontam 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves, além de cobertura contra os quatro sorotipos do vírus.
Por ser de dose única, a vacina facilita a adesão da população e garante uma proteção mais rápida, contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos. Já os adolescentes de 10 a 14 anos seguem com a vacinação disponível de forma regular nas Unidades de Saúde.
#VacinaçãoContraDengue #Botucatu #SaúdePública #DengueNão #VacinaSalvaVidas #Prevenção #SUS #Saúde #DengueZero
