Guarda Civil Municipal de Botucatu realiza nove prisões no primeiro final de semana de 2026
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu realizou nove prisões e apreensões entre os dias 1º e 4 de janeiro de 2026, durante o primeiro final de semana do ano. As ações envolveram ocorrências de violência doméstica, furto, tráfico de drogas e cumprimento de mandados judiciais em diferentes regiões do município.
De acordo com a corporação, os registros resultaram em duas prisões por violência doméstica, duas por furto, uma por tráfico de drogas, dois adolescentes apreendidos por ato infracional de tráfico e dois cumprimentos de mandados de prisão.
Ocorrências atendidas
No dia 1º de janeiro, equipes do Patrulhamento Preventivo Comunitário atenderam duas ocorrências de violência doméstica. A primeira foi registrada no bairro Parque 24 de Maio, envolvendo lesão corporal e ameaça, com prisão em flagrante do autor. A segunda ocorreu no Jardim Bom Pastor e envolveu lesão corporal, ameaça e embriaguez ao volante. O suspeito fugiu inicialmente, mas foi localizado no Jardim Central e preso após apresentação à autoridade policial.
No dia 3 de janeiro, no bairro CECAP, duas pessoas foram presas por furto a residência. Durante a abordagem, foram recuperados botijões de gás, televisão e alimentos. Um dos envolvidos era filho da vítima, que já possuía medida protetiva de urgência. Ambos permaneceram presos após decisão da autoridade policial.
Ainda no dia 3, no distrito de Rubião Júnior, a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) apreendeu um adolescente de 17 anos por ato infracional de tráfico de drogas. Com ele, foram localizadas porções de cocaína e maconha, além de dinheiro.
No dia 4 de janeiro, no bairro Santa Elisa, a ROMU apreendeu um adolescente de 16 anos por ato infracional de tráfico de drogas. Com o irmão, maior de idade, foi encontrada cocaína. O adolescente foi apreendido e o adulto preso, permanecendo ambos à disposição da Justiça.
Também no dia 4, uma equipe do Patrulhamento Preventivo Comunitário cumpriu mandado de prisão contra uma mulher identificada pela Muralha Virtual como procurada pelos crimes de furto e apropriação indébita. Ainda no mesmo dia, no bairro CECAP, a ROMU abordou um homem procurado pela Justiça, com cumprimento de mandado de prisão cível.
Segundo a Guarda Civil Municipal, as ações fazem parte do trabalho integrado com as demais forças de segurança, com foco na prevenção, repressão qualificada e proteção da população.
#GuardaCivilMunicipal #Botucatu #SegurançaPública #ROMU #ViolênciaDoméstica #TráficoDeDrogas #Furto #MandadoDePrisão
