Cinco suspeitos morrem em confrontos durante operação do Gaeco contra o crime organizado na região de Bauru
Ação conjunta com a Polícia Militar cumpriu mandados contra ao menos 25 investigados ligados ao PCC; sete pessoas foram presas
Cinco suspeitos morreram durante confrontos com forças de segurança na manhã desta terça-feira (16), durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Militar, contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e crimes relacionados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), na região de Bauru, no interior de São Paulo.
A ofensiva teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra pelo menos 25 pessoas investigadas. As diligências ocorreram em Bauru, Garça, Tupã, Marília, além de cidades do litoral paulista e também no Paraná.
Confrontos e mortes
Em Bauru, os agentes atuavam no Acampamento Aliança, um assentamento rural, onde cumpriam mandados contra um casal suspeito de integrar a facção criminosa. Segundo apuração da TV TEM, as equipes foram recebidas a tiros, dando início a um confronto armado. Os suspeitos foram baleados e morreram no local. Nenhum policial ficou ferido.
Outros três suspeitos morreram em confrontos registrados nas cidades de Garça e Tupã, elevando para cinco o número total de mortes decorrentes da operação.
A perícia técnica foi acionada para todos os locais, e os casos seguem sob investigação para apuração detalhada das circunstâncias dos confrontos.
Prisões e apreensões
Além das mortes, a operação resultou na prisão de sete pessoas, incluindo uma prisão em flagrante em Águas de Santa Bárbara (SP), onde também foram apreendidos cerca de mil pinos de cocaína.
O balanço parcial da operação aponta a retirada de grande quantidade de material ilícito de circulação:
-
7 pistolas calibres .380 e 9mm
-
Cerca de 2.000 pinos de cocaína
-
120 tijolos de maconha
-
Diversas munições
Segundo a Polícia Civil, os investigados exerciam funções estratégicas dentro da estrutura da facção, atuando na logística, distribuição de drogas e gerenciamento financeiro das atividades criminosas.
As diligências seguem em andamento para o cumprimento integral dos mandados judiciais e identificação de outros envolvidos.
Fonte: g1 Bauru-Marília
Foto: Andressa Lara/TV TEM
#Gaeco #PCC #PolíciaMilitar #CrimeOrganizado #Bauru #InteriorDeSP #OperaçãoPolicial #TráficoDeDrogas #SegurançaPública
